quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Always on my mind

"Um dos mais bonitos pedidos de desculpa já produzidos pela cultura pop foi ‘always on my mind’.

Na voz do Elvis ou dos Pet Shop Boys, aquelas simples palavrinhas têm um poder terapêutico impressionante. Poucas canções românticas conseguem trazer consigo tantos sentimentos honestos ao mesmo tempo.

Arrependimento e humildade:
Maybe I didn't treat you quite as good as I should have
Maybe I didn't love you quite as often as I could have
Little things I should have said and done and I just never took the time
Saudade e declaração de amor
Maybe I didn't hold you all those lonely, lonely times
And I guess I never told you I'm so happy that you're mine

Exposição de prioridades claras:
If I made you feel second best, girl, I'm sorry I was blind

Força de vontade e esperança de recomeço:
Tell me, tell me that your sweet love hasn't died
Give me, give me one more chance to keep you satisfied


E a confissão:
You are always on my mind

‘Always on my mind’ é a música que eu cantaria se a mim coubesse pagar o mico de cantar num karaokê, como naqueles filmes românticos em que o bar está lotado e os amigos começam a gritar o nome da gente pra ir lá na frente cantar. Ah, eu iria quebrar a perna de todos eles com minha interpretação intimista de ‘always on my mind’, e queria terminar como James Brown fazia, com um joelho no chão e cabeça baixa, transmitindo a idéia de fragilidade. Seria legal se nessa hora alguém viesse e cobrisse minhas costas com a toalha de uma das mesas enquanto aquela enxurrada de aplausos tomasse conta do ambiente.


Essa é uma daquelas canções que, se a gente fecha os olhos e imagina com força, consegue ver a cena inteira. Trata-se de alguém que machucou outro alguém e voltou para pedir desculpas, para dizer que, ao final das contas, a intenção não era fazer o mal e machucar, além de dizer que tem esperanças que as coisas ainda possam dar certo. Dá até pra sentir o toque suave da mão de quem pede desculpas acariciar a mão de quem foi machucado e está magoado.

Pedir desculpas é um gesto que exige uma reflexão interna intensa. É preciso reconhecer as feridas que a gente causou e ter humildade para externá-las. Muita gente não gosta de ver as feridas que causa nos outros, fingindo serem elas, afinal, parte da vida e que cada um tem que cuidar das suas. Não funciona assim, não.

Sempre que você puder pedir desculpas a quem ama, peça. É o amor que fez com que ela estivesse ‘always on your mind’, certo?
Termino com uma citação anônima interessante: It may be no more than a memory, but if it is a worthy one I shall not regret the price."

Nenhum comentário: